Prestação de serviços jurídicos nas áreas da Consultoria Jurídica e Fiscal, Patrocínio Forense e Assessoria em negociações, reestruturações e transações empresariais e imobiliárias
ADVOGADOS NO FUNCHAL | REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

Particulares

Consultoria e assessoria na gestão e transação de patrimónios privados; Contencioso; Contratos; Direitos reais; Direito da família e menores.

Empresas

Consultoria e assessoria nas áreas de Societário, M&A, Laboral, Fiscal, Seguros, Insolvências, Recuperação de créditos e Contencioso.
l

Heranças

Consultoria e planeamento sucessório; Testamentos; Heranças indivisas; Partilha de bens, Processos de Inventário.

Condomínios

Assessoria jurídica à administração de condomínios e a condóminos.

Zona Franca da Madeira

Constituição e licenciamento de sociedades no CINM/ZFM; consultoria e assessoria nas áreas de Societário, Laboral e Fiscal.

Imobiliário

Licenciamentos e loteamentos; Contratos de empreitada, compra e venda, permutas, doações, arrendamento urbano; Propriedade horizontal.

Equipa

A nossa equipa é constituída por um pequeno grupo multigeracional de Advogados que partilham entre si diversas experiências e exercem a sua atividade com enorme dedicação, responsabilidade e compromisso.

Roberto Mendes Londral
(Advogado / Managing partner)

Vera Valério
(Advogada)

Patrícia Viveiros
(Advogada)

Cátia Gonçalves
(Secretária)

Letícia Ponte
(Secretária)

Áreas de prática

Direito Civil

Direito Fiscal

Direito dos Seguros

Direito Comercial e Societário

Fusões e Aquisições

Direito da Família e Sucessões

Direito do Trabalho

Urbanismo e Imobiliário

Condomínios

Insolvências e Reestruturação de Empresas

Registos e Notariado

Zona Franca da Madeira / CINM

A nossa história

O Escritório foi fundado pelo Dr. Luís Simeão Mendes, em Setembro de 1946. Desde o seu início, o Escritório tem sido uma referência na advocacia madeirense e conta já com a terceira geração familiar de advogados, que mantêm os mesmos princípios e valores profissionais do fundador.

Luís Simeão Mendes

Nasceu em 05 de Janeiro de 1914, na freguesia do Porto da Cruz (Madeira) e com 13 anos rumou a Coimbra para completar os estudos secundários, no Colégio Luís de Camões. Em 1934 ingressa na Faculdade de Direito de Lisboa, onde conclui a licenciatura no ano de 1939. Entre 1940 e 1945 cumpriu o serviço militar na ilha da Madeira. Em 1946, inicia, então, a sua carreia profissional na advocacia, primeiro com escritório em Santa Cruz e, mais tarde, a partir de 1952, no Funchal, onde se instalou com escritório na Rua Padre Gonçalves da Câmara, continuando a exercer a profissão de Advogado até ao fim da sua vida. Faleceu em 26 de Setembro de 1993, com 79 anos de idade.

Ler mais >>

Ao longo da sua carreira de Advogado, Luís Simeão Mendes destacou-se pelo seu pragmatismo no aconselhamento jurídico dos seus clientes e pela enorme astúcia no patrocínio forense de grandes causas. Foi um conceituado “Advogado de barra”, na Madeira, tendo chegado a representar o Estado Português na expropriação dos terrenos para o Aeroporto do Porto Santo.

Dedicou a sua vida à Advocacia, em prática individual e generalista, tendo sido patrono e orientador de estágio de vários outros prestigiados Advogados madeirenses. Exerceu a profissão sempre de forma absolutamente livre e independente, sem qualquer ligação política. É ainda hoje recordado por muitos familiares e amigos, como homem sério, honesto e amigo. A amizade e o convívio entre amigos fizeram sempre parte do seu quotidiano até aos últimos dias da sua vida.

O nosso escritório presta assim a sua homenagem ao Dr. Luís Simeão Mendes (pai e avô dos atuais sócios), que continua a ser uma referência para o modelo de advocacia do nosso escritório, sobretudo pela seriedade, honestidade, humanismo e profunda dedicação às causas que patrocinou.

Em 1980, a Dra. Isabel Mendes Londral integrou o Escritório, tendo vindo a exercer a sua atividade sobretudo na Região Autónoma da Madeira e nas áreas do contencioso civil, família e sucessões, societário, laboral, imobiliário, registos e notariado. Em 2010, o Dr. Roberto Mendes Londral integrou, igualmente, o Escritório, exercendo a sua atividade nas áreas do contencioso tributário, direito fiscal, direito societário e M&A. No mesmo ano, juntou-se, ainda, a Dra. Vera Valério, com experiência profissional ao nível do direito dos seguros e contencioso civil. Em Abril de 2011, surgiu naturalmente a constituição da “Mendes Londral & Associados – Sociedade de Advogados, SP, RL”, com um forte cariz familiar, à qual se juntou a Dra. Patrícia Viveiros, em 2017, com experiência na área do direito civil (contencioso e pré-contencioso), imobiliário, arrendamento e direito dos condomínios. Ao longo dos últimos 70 anos, o Escritório contribuiu para a formação e estágio profissional de vários Advogados e Técnicos Juristas, na Região Autónoma da Madeira.

Parcerias

O nosso Escritório tem uma parceria institucionalizada com PLMJ – A. M. Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice & Associados – Sociedade de Advogados, SP, RL permitindo-nos partilhar conhecimento e o acompanhamento dos nossos clientes ao nível de todo o território nacional e internacional, assim como disponibilizar o acesso a áreas de prática de elevada especialização na Advocacia.

A PLMJ dispõe de escritórios próprios em Lisboa, Porto, Algarve e de representações locais no Brasil, Angola, Moçambique e Macau.

A Rede de Parceiros Nacionais de PLMJ conta com as seguintes Sociedades de Advogados:

Açores

Borges da Ponte, Linhares Dias e Associados, Sociedade de Advogados, RL
www.bpldadvogados.com

Coimbra

Manuel Rebanda e Associados, Sociedade de Advogados, SP, RL
www.mr-adv.com

Guimarães

Gama Lobo Xavier, Luís Teixeira e Melo e Associados, Sociedade de Advogados, SP, RL www.gamalobomelo.com

Madeira

Mendes Londral & Associados, Sociedade de Advogados, SP, RL
www.mendeslondral.pt

No passado dia 09.12.2019, o diretório americano Best Lawyers voltou a distinguir os nossos Advogados nas seguintes áreas de prática:

Isabel Mendes Londral – Litigation
Roberto Mendes Londral – Corporate e Litigation
Vera Valério – Insurance Law

Este ranking americano distingue anualmente os Advogados com maior reconhecimento entre os seus pares, em diversas áreas de prática.

Acima de tudo, esta distinção consolida o reconhecimento do trabalho e dedicação de toda a equipa da ML&A Advogados.

A lista completa está publicada em https://www.bestlawyers.com/current-edition/portugal

Artigos e notícias

Presunção de inocência ou de culpa?

in www.dnoticias.pt/impressa/diario/economia/2013-02-26 A Constituição da República Portuguesa prevê que todo o arguido se presume inocente até ao trânsito em julgado de sentença condenatória. É o denominado princípio da presunção de inocência. De igual modo, a lei...

Best Lawyers distingue Roberto Mendes Londral

Roberto Mendes Londral foi distinguido pelo diretorio americano Best Lawyers na área de Corporate, no passado dia 12/12/2017, tendo sido o único Advogado da Madeira com esta distinção. Este ranking americano distingue anualmente os Advogados com maior reconhecimento...

Mendes Londral Advogados

Contactos

E. geral@mendeslondral.pt
T. (+351) 291 22 19 45
F. (+351) 291 22 62 82

Rua do Seminário, 7 – 3.º andar
9050-022 Funchal (Madeira)
PORTUGAL